Quem é Margarida Alberty?

Margarida Alberty sempre teve uma grande paixão pelas artes do espectáculo. Já em pequena, o que mais adorava, era fazer teatros para os amigos e família que a incentivavam e lhe reconheciam um grande jeito para ser artista. Aos 6 anos, a mãe, Amarina Alberty, proporcionou-lhe a realização de um grande sonho de criança. Inscreveu-a na Escola de Ballet de Elsa Mastbaum, uma professora rigorosa que queria apostar nela como futura bailarina profissional. Mas lamentavelmente ou talvez não, a mãe não quis esse destino para a filha, e, aos 12 anos, para seu enorme desgosto, teve de deixar os tutus e as pontas pelo estudo das línguas. Licenciou-se em Filologia Germânica e tornou-se professora, herdando a profissão da mãe.  Na Dança, só conseguiu mesmo realizar-se através da sua filha que seguiu a carreira e foi bailarina da Companhia Nacional de Bailado.  Vera da Veiga Ventura Alves: o orgulho da mamã.

Por ser uma professora com ideias teatrais, nunca se sentiu bem em leccionar nas escolas públicas que obedeciam a regras muito restritas que não deixavam espaço para a criatividade e imaginação dos alunos. Resolveu então criar a sua própria escola e desenvolveu um método divertido para ensinar a Língua Portuguesa a Estrangeiros. Foi assim que começou a Margarida’s School, Escola de Línguas do Estoril.   O bichinho do palco, contudo, nunca a abandonara e, em casa, com os seus 3 filhos era fazer filmes atrás de filmes. Uma paródia permanente. Aos 38 anos, após duas grandes cirurgias devido a cancro do cólon, disseram-lhe que teria apenas seis meses de vida. Foi então que recusando o tratamento de quimoterapia, decidiu inscrever-se no Beco das Artes e realizar o seu sonho antigo: ser actriz e encenadora.  Nada tinha a perder...Tirou um Curso de Teatro com ”OS SATYROS” e fez algumas apresentações no Chapitô: “O URSO”, “CENAS de CHARLES CHAPLIN”, “A HISTÓRIA DA CIGARRA E DA FORMIGA”, "A METAMORFOSE" entre outros.No Teatro ABC: “AS NUVENS” e “A LENDA DOS SAPATOS VERMELHOS”, em Torres Novas e no Teatro Experimental de Cascais: “ANTES DE COMEÇAR”. Depois foi convidada pela NBP para participar na telenovela: “O PRIMEIRO AMOR”. O facto é que o seu sonho realizado de finalmente pisar o palco, devolveu-a à vida e no teatro encontrou a cura para o seu mal. 

O Pátio dos Artistas surge no seguimento do programa de férias da Margarida’s School.  Os Cursos de Verão para crianças “TUDO EM INGLÊS” rapidamente se tornaram num enorme sucesso. O projecto continuou durante o ano lectivo e deu origem à peça de teatro “Hansel & Gretel in the woods”. Foi o primeiro Musical, encenado por Margarida Alberty. Seguiu-se “The Tin Soldier” e “How the Grinch stole Christmas”. Urashima Taro e o Reino do Fundo do Mar" foi um enorme sucesso e contou com um elenco de mais de 100 participantes. Baseado num conto tradicional japonês que o seu avô Ricardo Alberty lhe contava em pequena.  "Make a Wish" apresentado no Natal de 2010 foi outro momento mágico e extremamente gratificante por ser uma história inédita da sua autoria. Seguiram-se " Aladdin and the Magic Lamp", The Sound of Music", "Shining Stars", "Christmas Around the world" e "Annie". Mais tarde: The king and I e " A Frozen Christmas". Poderá ver todos estes espectáculos no Youtube do Pátio dos Artistas, divididos em 4 partes! Os espectáculos com crianças que são os actores, cantores e bailarinos, e a magia do palco preenchem-lhe a vida,  enchem-lhe a alma.  Depois de uma missão de voluntariado no Cambodja, decidiu que o Pátio dos Artistas existiria para apoiar Help Children Cambobia  uma iniciativa para as crianças desfavorecidas no Cambodja. Saiba mais em: www.helpchildrencambodia.com